terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Somos DEUS

Nos últimos anos observamos uma camapnha global para a "culpabilização" da humanidade sobre todas as mazelas que atingem nosso planeta. Entretanto, os países que mais são culpados pelas mudanças climáticas, como o aquecimento global, são os industrializados e por consequência, os homens que trabalham para o desenvolvimento industrial de suas nações. O argumento é o velho e batido gás carbônico.
Sendo um dos gases que causam o efeito estufa, o incremento de sua concentração na atmosfera acaba por aumentar cada vez mais a temperatura global, e a culpa, claro é nossa, minha, sua. Desta maneira, só existe uma saída para salvar o planeta: parar com as emissões, o que implica numa grande redução da atividade industrial, ao mesmo tempo que incrementa as chamadas políticas ambientais, capiteneadas por ONGs milionárias como o WWF, o Greenpeace e tantas outras. A comoção é generalizada, e de tal maneira calcificada em nossa mente que não conseguimos enxergar outra explicação para o aquecimento global que não seja a antropogênica. Ignoramos o fato de que a Terra é um sistema dinâmico, que as mudanças podem ocorrer não porque nós queremos, mas porque são parte do ciclo natural das coisas.
Neste ambiente de desesperança total, surgiu a Cop - 15, que traçaria metas para que possamos frear o processo de aumento da temperatura terrestre, através da retração da atividade industrial. Muito se faloou, e nenhum resultado foi alcançado, permanecendo praticamente tudo como está. A imprensa, em peso, cobriu e acompanhou o encontro, mas ignorou o fato dos dados coletados pelos cientistas responsáveis por analisar este processo estarem sendo postos a prova como uma grande fraude. Nada foi dito, afinal, a culpa é nossa e ponto final.
E como é o destino! Após o término da dita conferência, o hemisfério norte enfrenta um dos invernos mais rigorosos das últimas décadas. E o que eu escuto na Rádio Gaúcha e na Globo News??? Que a culpa pelo excesso de frio neste inverno boreal é... do homem! Ou seja, por dedução, somos DEUS!! Sim. Se temos o poder de determinar os rumos da natureza a nosso bel prazer, só posso concluir que somos Deus! Pelo menos é assim que pensa a maioria da imprensa e dos acadêmicos do país. Se a Terra aquece, a culpa é do homem que lança gases na atmosfera. Se ela esfria, a culpa é do homem, "porque com sua fome e ganâncias predatórias, destruiu o meio ambiente. As gerações passadas não pensaram no futuro e blá blá blá..."
E assim caminha a massa amorfa guiada por mentes treinadas e perigososas. O noticiário não faz a ligação entre a Cop 15, e o inverno rigoroso que se apresenta. Não lança questionamentos acerca da validade da teoria de que o planeta está aquecendo. Pelo contrário! Faz todo o possível para culpar a humanidade de todas as mazelas que acontecem no mundo. Transforma-nos de meros mortais, em deuses com o poder de determinar o destino do planeta, sem sequer especular, pelo mínimo que seja, que as mudanças climáticas podem ser causadas por ciclos naturais.
Se a Terra esquenta, a culpa é do homem. Se esfria, a culpa é do homem. Se ficar inalterada, a culpa também é do homem, que com sua destruição acabou com a dinâmica climática terrestre. Assim, somos todos culpados, somos todos deuses. A natureza? Ora a natureza....

Um comentário:

  1. Ótimo artigo, Lenilton, continue trilhando o caminho do conhecimento e terás Sabedoria

    ResponderExcluir