quarta-feira, 30 de março de 2011

Gado Fardado

Na cultura e na tradição gaúcha, existem dois eventos que são muito comemorados nas estâncias (fazendas): a marcação e a castração do gado. No primeiro, o ferro em brasa com as iniciais do dono do rebanho queima o couro da rês para que todos saibam a quem ela pertence. No segundo, retiram-se os culhões dos touros, que passam a ser chamados de bois, com o objetivo de torná-los mais mansos e de engorda mais rápida, preparando-os para o abate. Os indivíduos que possuem características de boa performance e genética são poupados da castração para que se tornem reprodutores, garantindo ao proprietário melhores exemplares para o abate.
Dentro da sistemática da esquerda, ocorre algo semelhante. Indivíduos são marcados e castrados com a ideologia do partido. A marca, entretanto, só é perceptível quando a infeliz criatura abre a boca para repetir o batido discurso revolucionário, em apoio cego a toda forma de dominação intelectual, cultural, moral e religiosa. A castração ocorre quando, ao observar potenciais opositores, a esquerda trata logo de capar as lideranças, seja através de perseguição ideológica, seja pela utilização de cargos em estatais para retirar dos opositores a vontade de lutar pelo que acreditam. Assim, tal qual nas estâncias gaúchas, o gado fica sob controle, esperando a hora do abate.
Dentro dos quartéis não é diferente. Mesmo antes da chamada redemocratização, a esquerda foi progressivamente marcando sargentos, oficiais e comandantes para que abraçassem o seu ideal de "um mundo novo é possível". Progressivamente, a geração de militares nascidos e formados após a retomada do poder pelos partidos políticos foi sendo trabalhada para acreditar que o passado seria esquecido e que a anistia seria realmente para todos. Como coelhos, os cidadãos fardados foram caindo na armadilha. Foram marcados em sua mente, em sua alma para serem apolíticos, sem opinião ideológica formada. E pouco a pouco foram esquecendo os porquês da necessidade do movimento de 31 de março de 1964 e seu posterior enrijecimento. Passaram a acreditar na história contada por aqueles que perderam a batalha militar, mas venceram a guerra cultural. 
Aos poucos oficiais de alta patente que ousaram tentar manter viva a história daqueles conturbados anos, o partido tratou logo de castrá-los. Retirando o comando de muitos, enviando para a reserva outros tantos; a regra do jogo ficou muito clara: aqueles que se posicionarem a favor da Revolução Democrática de 1964 não poderiam ascender aos postos mais elevados da hierarquia militar. E caso já os tivessem galgados, seriam castrados, ou seja, destituídos de seus grandes comandos e retirados para a inatividade. Assim, foi sendo minada a resistência militar aos mandos e desmandos da esquerda, ao mesmo tempo que promoveu-se o acovardamento dos comandantes. A moeda de troca? Cargos, dinheiros, e uma "boquinha" numa estatal como a Petrobrás ou a Vale. A esquerda tem, enfim, o seu rebanho fardado.
O ápice, porém não desfecho, deste processo pode ser observados em duas decisões recentes: a da POUPEX em não mais patrocinar o periódico INCONFIDÊNCIA e a do Comando do Exército em retirar do calendário, as comemorações alusivas à Revolução Democrática de 31 de Março de 1964. Além de não divulgar de maneira clara esta decisão para a tropa, fica evidente o acovardamento moral de nossas Forças Armadas diante desta manifestação clara de tentar forjar ainda mais a história. De olho em seus vencimentos , para não serem ejtados da vida militar e com possibilidade de arrumar um carguinho nas diversas empresas, agências, secretarias e ministérios do governo, os comandantes militares deixam de defender a história de seu país, deixam de lutar pela verdade dos fatos daqueles anos tão distorcidos pela historiografia oficial da academia
Cada vez mais rapidamente, as nossas Forças Armadas vão fazendo parte do grande rebanho esquerdista. São tratados como gados, marcados e castrados, para depois serem abatidos. Não levantam a voz em defesa de seus ideais. Não mexem uma pena para tentar resistir a esta sem-vergonhice socialista. Entregam suas almas ao partido. Quebram o sagrado juramento de lutarem em defesa da HONRA da Pátria, tão maculada por aqueles que hoje governam o país. Apenas baixam a cabeça e repetem o mantra: sim senhor (a).
Ignoram completamente que estão sendo vítimas de um processo que os levará à sua destruição. Em breve, os outrora defensores da democracia e da liberdade de 1964 serão acusados de torturadores, assassinos e genocidas pelos próprios militares. Estes simplesmente ignoram o mundo a seu redor, limitando-se à rotina de batalhas fictícias contra um inimigo imaginário, enquanto o verdadeiro os governa e comanda. 
O triste e preocupante é saber que a cada geração de novos generais a ignorância acerca das forças que atuam no mundo e no Brasil é cada vez maior. Não conseguem enxergar além daquilo que foram programados, além do que permite a marca ideológica imposta pela esquerda, mesmo quando eles sequer se dão conta que a possuem, como gados. 
Os que reagem são castrados. Consequentemente, não deixam novas descendências. E o rebanho segue engordando, cada vez mais pronto para o abate.

102 comentários:

  1. Pelo entendimento que tenho hoje , estes fatos contados pelo Sr. nada mais é do que a continuação de um processo que começou muitíssimo antes do processo de “abertura”.
    Militares de alta patente que abraçaram a causa, a Revolução (que não houve), fruto do discurso americano e implantado na America Latina através da CIA , em cuja missão não se questionava o derroteiro, e portanto acretidavam naquilo que estavam fazendo, contudo, sem saber aonde os iam levar. Neste plano se previa que alguns militares no decorrer do tempo, após moldar o processo de abertura, pudessem vir com um discurso que já não teria mais efeito prático nenhum, e incluso com o qual, poderiam causar incômodos tanto dentro quanto fora do quartel. Aos militares que entenderam o mecanismo do processo, estão se “dando bem”, cobrando um bom salário dentro de empresas estatais ou mistas. E aos que atuaram, (compactuando com as formas implantadas), pensando que estavam cumprindo um dever para com a Pátria, se sentem hoje "traídos", não compreendidos, e todos os adjetivos oriundos das respostas naturais de seu modus operandi.

    "Os outrora defensores da democracia e da liberdade de 1964 serão acusados de torturadores, assassinos e genocidas pelos próprios militares."(Lenilton Morato)

    Acho que isto não aconteceu (ainda) no meio militar, mas já está bem identificado pela população civil. E se assim for, fará parte da história por quem as escreveu previamente o seu curso. Saber como vão lidar com esta realidade dentro da caserna não deveria ser foco de uma preocupação transcendental, pois, não irá mudar os fatos.

    No seu discurso o Sr ele esqueceu de citar que esta democracia e liberdade que defendiam os militares, já estavam completamente hipotecadas antes mesmo de começarem a defendê-la, pelos próprios idealizadores do sistema dominante. Curioso é que na época não houve nenhum militar que se levantasse e questionasse o valor dessa hipoteca. A escusa já estava na pauta, naquele momento não era uma questão de escolha. Quando penso nisso me vem a cabeça o acidente do Mal.Castelo Branco...
    As regras foram ditadas de cima para baixo, do norte para o sul, e o futuro da nação que defendiam estava paradoxalmente “refém do seu salvador". Foi um processo criado por interesses políticos e sobretudo econômicos. Não quero dizer com isto que o Brasil ou a América Latina como um todo estivessem melhor, se houvessem sido arrebatados pelo outro bando.
    O que sim quero dizer, é que do modo como foram feitas as coisa não é motivo para “orgulhar-se”, seja do ponto de vista dos militares do “ame-o ou deixe-o”, da fração elitizada da sociedade civil do “dei ouro para o bem do Brasil”ou da oposiçao armada ao regime. A campanha foi sim, muito bem orquestrada e que agora segue inexoravelmente seu curso com toda a sociedade civil e militar “desfrutando” do seu êxito.
    A nação agora “liberta”, paga juntamente com quem trabalhou para defendê-la, o preço do resgate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada ver este Tio Morato! Em plena primavera árabe, só me faltava um militar saudosista, com um discurso babaca.

      Excluir
    2. Caro Marcos, concordo plenamente com o Sr.!

      "Não quero dizer com isto que o Brasil ou a América Latina como um todo estivessem melhor, se houvessem sido arrebatados pelo outro bando." Marcos Vela

      Conforme trecho de sua resposta em destaque, vc cogitou a possibilidade de "arrebatação" da República por outro bando (comunistas), coisa que tenho absoluta convicção, jamais teria acontecido.

      O problema que existiu na época foi o posicionamento contrário do Jango em relação às remessas de lucros para o exterior das empresas multinacionais (notadamente americanas). Aí ele mexeu com o império e o resto é história. Ameaça Comunista? Pura propaganda norte-americana.

      Não deixem de assistir ao documentário "O dia que durou 21 anos" disponível em http://docverdade.blogspot.com/2011/04/o-dia-que-durou-21-anos-2011.html.

      ABRAM OS OLHOS.

      Excluir
    3. Muito difícil de entender a posição do sr. Marco. Para mim ele ficou em cima do muro. Falou, falou e não disse nada!

      Excluir
    4. Alguém que se auto-denomina como Autônomo, parece querer se esconder, o nome correto disso é covardia, um modus operante bem próprio dos "gados de curral", "anencéfalus petistas". Além do mais, o sujeito nem escrever aprendeu na vida, tão bitolado está com a pregação partidária. Mas isso não é de se espantar, afinal seu deus é um analfabeto, corrupto, venal e amoral que nada vê, nada sabe, nunca trabalhou na vida, viveu no peleguismo e no puxassaquismo até ser "eleito" por um sistema montado com urnas fraudadas e que vive de propaganda do que os outros fizeram e ele coopta para si, nunca antes na história deste país, se teve tantos idiotas úteis na mão. Siga assim anônimo, quando não mais puder se socorrer em nada, quem sabe fará como os petistas que te doutrinaram, fugirá com dólares na cueca.

      Excluir
    5. Concordo plenamente, Carlos Alberto...rsrsrs Como diz o ditado popular... Anônimo de cuérola...kkkkkkkkk

      Excluir
    6. Marcos Vela.

      Você não passa de um GADO CASTRADO. Para sua informação há um estudo da historiadora Denise Rollemberg em uma tese de Doutorado na UERJ onde, na mesma, ela revela o que realmente ocorreu naqueles tempos e o que levou ao CONTRA-GOLPE (sim, no estudo verá que realmente foi isso), de 1964 pois 3 anos antes 1961 já haviam movimentos de guerrilha e organizações de esquerda para tomar o poder pelas armas. Lembro a vc quem em 1961 era o ELEITO, Jânio Quadros. Segue o estudo. Aproveite e se informe mais a respeito.
      http://www.historia.uff.br/nec/sites/default/files/O_apoio_de_Cuba_a_luta_armada.pdf

      Excluir
  2. Olá Oficial Lenilton, estou de pleno acordo com o seu ponto de vista, tenho autoridade para falar da gloriosa de 31 de março, ingressei na Força em 1970 ( Curitiba) atuei em vários missões naquela época , por acreditar nos fundamentos do movimento e principalmente para cumprir as ordens e a constituição, estou cada vez mais decepcionado com os atuais chefes, será que não notam a armadilha colocada pelo PT da esquerda atuante? Antonio Pereira Lopes -Ten

    ResponderExcluir
  3. Sou Subtenente, jornalista diplomado, trabalhei durante o Contra-Golpe de 64 até os idos de 93 quando passei para a Reserva e hoje sou um dos fundadores da Associação dos Militares Inativos, Pensionistas e Afins de Lorena - AMIPEL, onde luto em defesa da classe inativa e pensionista. Pore ter sido formado e vivido naquela época revolucionária, posso perceber com clarividência as influências maléficas que hoje prolifera nas esferas de governo, minando não somente a sociedade civil nos aspéctos, culturais, educacionais, econômico-financeiro, político, religioso mas sobretudo, com acentuado espírito vingativo e revanchista focado nas nossas Forças Armadas. Acho que quem emite juízo de valores, sobre o Movimento de 64, deve estar respaldado em conhecimento histórico-cultural mas dentro daquele contexto. O Senhor falou com propriedade e toda a razão. Eu também, penso da mesma forma pois somente quem passou por aquelas turbulências de ações criminosas da esquerda revolucionária pode aquilatar o quão nocivas são suas influências, trazidas e perpetuadas no atual poder federal ! É sabido, e só não encherga quem não quer, a sistemática evolução petista, que como "bandeira das esquerdas socialista-comunistas", no processo de enraizamento e aprisionamento do Estado Brasileiro, nas esferas Federal, Estaduais e Municipais. Vejo hoje, uma sociedade aquietada e conformada com tudo isso que aí está. Amordaçada sem saber, o povo vota sem uma cultyura política. Os mais carentes, se contentam com os bolsas ISTO e bolsas AQUILO ! Os Heterossexuais já começam a ser descriminados em detrimento das minorias homo ! Os grande escândalos Congressuais paulatinamente copmeçam a ser esquecidos. A mídia, sempre nas mãos do Poder "GOVERNAMENTAL" formata a opinião pública. Os símbolos cristãos (o Crucifixo) passa a ser proibido nas repartições da NOVA DITADURA (a de 64 foi apenas uma DITABRANDA! O povo agora deve ser "desarmado" para que apenas os bandidos o sejam. A Constituição Federal, é desrespeitada com formulações legislativas inconcebidas e inconsequentes. E, por fim, nós os cidadãos fardados também conhecidos por MILITARES da ativa e inativos, somos execrados por termos defendido a Ordem Interna numa guerrilha infestada de terroristas que matavam e assassinavam em público e na calada da noite quem se opusesse, principalmente às tropas militares, a quem a Constituição e o povo brasileiro, autenticavam e clamavam para que agíssemos ! E assim o fizemos. Eu, se precisar, faria de novo, tudo o que fizemos e ainda o que for preciso ! BRASIL ACIMA DE TUDO. Jose alfredo Evangelista - Jornalista e Diretor de Comuinicação Social da AMIPEL. Sub-Tenente Reformado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns!!! Foi isso mesmo ...
      Brasil acima de tudo!

      Excluir
  4. Realmente, assusta o silêncio dos honestos e os discursos dos corruptos. Fico pasmo como os assuntos sérios que envolvem crimes continuados da política brasileira tratados com superficialidade e hipocrisia. Como se houvesse uma sensação de "não-me-toque porque senão conto a sua verdade, também".

    Os políticos brasileiros já deixaram notório que as regras da imoralidade e sustentação da corrupção perversa que assola a nação, são ditadas por eles. Pode o crime estar descarado mas eles, entretanto, mais descarados ainda, tornam público com "blindagens" e manipulações, fazendo tudo isso publicamente, tornando confessos seus crimes e barbáries absurdas nesta nação.

    O silêncio dos pisados e esculhambados por essa máquina maldita e corrupta está incomodando muito.

    Quem disse que o mensalão acabou?

    Nada mudou ... ou melhor, mudou sim, da ditadura militar, passamos para a ditadura PT, com uma dissimulada estratégia: comprar todos e tudo. Comprar os partidos políticos e a consciência do povo com astutas e engenhosas frases de efeito e aliciamento da consciência, dando bastante festa e alienação para as pessoas, promiscuidade, liberação de drogas, mega eventos, para não terem tempo de ver o que está acontecendo.

    O PT está colocando em andamento um plano nessa nação: O Partido Único com aparência de vários.

    Ditadura PT com aparência de democracia, "amarrando" todos por causa das negociatas escusas e ditando as regras do poder. O PT está em todos os seguimentos, Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministérios responsáveis por seguimentos importantes da vida de um povo, infiltrando os "testas-de-ferro" e soldados fiéis, para que chegue ao máximo, o extremo, o domínio sobre a Nação brasileira.

    STF, STJ, TSE e outros, tornaram-se poderosos escritórios de advocacia do Planalto, com manipulações visíveis e vergolhosas. Um dos exemplos foi a atuação do Sr Dias Toffoli que, no plenário, deixou o advogado de defesa do terrorista Battisti, com vergonha. Quem recebeu pela defesa do terrorista?

    Poder Legislativo que advoga a causa dos financiadores de partidos. O Congresso nos dias atuais tem somente uma missão: defender os interesses do Poder absoluto PT. Causas de menor importância que visam a dignidade e honra serão esquecidas ...

    O PT quer ditar o que é moral e o que é imoral. Quer entrar na cas de cada um e dizer o que pode e o que não pode, usando astúcias malditas de "livre decisão", e outras frases de efeito.

    Um fato muito sério: o próprio cientista que elaborou o sistema Linux em computação disse que é loucura um país adotar votação eletrônica porque é possível violar o sistema, ou seja, ELEGE QUEM QUISER E TIVER ACESSO AO CONTROLE DOS NÚMEROS. O "dono do poder".
    Fatos foram abafados, pois, Lula jamais seria presidente, JAMAIS, sem essa manipulação de softwares.

    Há muitos "soldadinhos", inocentes úteis, escravos do sistema, que servem seus partidos políticos com fidelidade e deixaram de lado a verdadeira honra e dignidade humana. Servem seus partidos e levam dinheiro sujo para alimentar suas famílias. A comida na mesa tem o gosto do dinheiro usado para comprá-la. Lavagem ...

    Muitos filhos, esposas, maridos são servidos, em suas casas, de comida para porcos, em suas festas familiares e de seus partidos, regozijando-se do fruto da corrupção e, depois, numa CPI, de peito estufado alardeiam: EU HONRO MINHA FAMÌLIA ! NÃO FALE MAL DE MIM QUE SOU HOMEM HONRADO E TENHO FAMÍLIA !

    O silêncio nessa nação, dos honestos e massacrados por essa máquina maldita está incomodando.
    O Brasil cheira mal !!!!!

    sergio l brandão
    ex-oficial pmesp

    ResponderExcluir
  5. Um dia, quando os gados começarem a serem conduzidos pelo curral ao matadouro.
    Quando não se tem mais nada a fazer, pois o caminho do curral só tem ida e não tem volta, por ser estreito.
    Quando o mal avançar e dominar completamente as últimas instâncias das forças do bem.
    Aí, já não haverá muito a se fazer. A não ser lembrar daqueles, que como o senhor, ousou, contra tudo e contra todos, gritar para alertar sobre a necessidade de se vencer o medo e lutar.
    Brasil acima de tudo.
    Edwaldo Russell - Presidente da UMBRA

    ResponderExcluir
  6. Prezado Oficial Lenilton Morato.
    Gostaria de parabenizá-lo por sua dissertação. Uma total definição sobre a situação atual.

    Eu resumo suaS palavras em total corvadia dos atuais comandantes de nossas forças militares.
    Como podem ser tão complascentes? Chamam isso de democracia?
    Helcio D. Amorim
    Veterano Paraquedista da Brigada de Infantaria Paraquedista.
    BRASIL ACIMA DE TUDO!!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo texto!
    Mas a comparação com o gado não é exclusividade dos militares; infelizmente muitos civis, para não dizer quase todos, foram arrebanhados.

    ResponderExcluir
  8. Recebi essa primazia de texto através do meu e-mail. Fiquei sabendo que o você foi punido, é verdade? Se isso realmente aconteceu, comprova tudo o que escreveu.

    ResponderExcluir
  9. Quando o Cap Lenilton escreveu esse artigo, o fez sabendo que seria punido. E mais que isso, ficará estigmatizado. No "estado de direito" que vivemos quem critica o opositor está exercendo seu direito de expressão, mas quem critica os donos do poder macula a honra (?) do criticado e por isso deve ser censurado. Parabéns, Capitão, precisamos de homens de verdade que tenham a coragem de dizer a verdade que todos vêem mas se omitem e não se manifestam. Alguns brasileiros bem intencionados, como provavelmente é o Sr Marcos Vela, jogaram todos na mesma vala, mas eu gostaria de perguntar a esses cidadãos se alguma vez ouviram falar de generais com polpudas contas em paraísos fiscais ? Se algum dos expresidentes militares ficou milionário durante o exercício ou após o governo ? Se familiares dos generais ficaram ricos ou se beneficiaram do cargo para conseguir favores aéticos ou até ilegais, como passaportes diplomáticos e contratos obtidos através do tráfico de influência? Apenas isso serve para me indicar que, certos ou errados, os generais pensavam no país e não em se locupletar. Sendo cidadão de bem e patriota com poderia me indispor com governantes que exerceram os cargos pensando no bem do meu país ?
    Mais uma vez parabéns Capitão.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, Capitão! O Senhor é digno de sua patente, não se submete a castração, e, de lambuja, alerta aos menos avisados contra o perigo de já ter sido, ou vir a ser capados moralmente. Hoje, com 70 anos, decepciona-me ter lutado pela Revolução de 64, e ver, anos depois, líderes militares entregarem-se passivamente, sem o mínimo de dignidade à voracidade dos comunistas (capadores).

    Jonas Paulo da Silva - Suboficial Fuzileiro Naval (Reformado) - Ad Sumus

    ResponderExcluir
  11. Caro Capitão,

    Não o conheço,parabéns pela coragem, tive a honra servir o Exército Brasileiro, onde existiam grandes lideranças, o sr. é a primeira que aparece, o Brasil tá virado, comeram o capim, os mourões e agora estão comendo o arame farpado. O que esta acontecendo no norte da africa contra as ditaduras, daqui a pouco acontecerá aqui contra o execsso de democracia.

    ResponderExcluir
  12. Hahahahahahaha!!!

    Pica-fumo! Prepara-te para perder os culhões.

    ResponderExcluir
  13. Hoje com 70 anos, sou um dos quase 100 milhões de brasileiros de então.
    Representamos hoje portanto uma minoria absoluta dentre uma população de quase 200 milhões de habitantes, dentre os quais, a grande maioria teve conhecimento deste periodo, através de narativas nem sempre espelhadas na realidade.
    Embora reconhecendo que a maioria da população ordeira não tenha sido afetada pelo regime imposto no perido dito "ditatorial" temos que reconhecer que os interessados em implantar o comunismo cubano no Brasil, foram prejudicados.

    Fazendo uma analize dos reflexos da propaganda feita desde então, contra o dito regime, pelo qual até o momento nada se fez no sentido de reverter a sentido negativo, ha de se entender que a pupulação com menos de 50 anos de idade, somente teve conhecimento dos fatos ocorridos por narativas ou pelos dados históricos disponiveis.
    É natural nos sentirmos frustrados, mas temos que reconhecer que nestes quase 50 anos trascoridos desde então, novas gerações surgiram.
    Nossos filhos, hoje beirando os 50 anos, eram ainda crianças então, pouco vivenciaram o regime que em nada alterou seus estudos nem seu futuro, talves por isso possam ser chamados de omissos, pois até hoje continuam vivendo como se nada tivesse acontecido.
    Concluindo, podemos todos hoje, sermos considerados fora da lei, por não participarmos do movimento revolucionario de então, de onde surgiram os novos heróis nacionais de hoje.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns!! Ainda bem que em Santa Maria não nascem só jobins e assemelhados....grande abraço, sou santamariense e servi no Mallet em 1967.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Cap Lenilton pelo seu texto. Bastante lúcido. Caso venha a ser punido, se já não o foi, não desanime, essa punição deve ser vista como um grande elogio, é sinal de que o seu recado chegou a quem devia e está fazendo-os pensar. Pior seria se não desse em nada, sinal que não afetou a ninguém.
    No entanto, vejo que você apenas apontou muita lucidamente o problema, mas não apresentou a solução. O que fazer? Qual seria a melhor solução? Reagir e ser exonerado seria prova de coragem e de reconhecimento pelos subordinados, mas resolveria o problema? Exonerar o próximo e assim sucessivamente? Virar a mesa seria outra solução? Existe clima para isso? A Nação concordaria? E a comunidade internacional como reagiria?

    ResponderExcluir
  16. O Exercíto é o braço armado da Nação, eles estão lá para serem MANDADOS, para OBEDECEREM os
    chamados da Pátria, através do Governo que estiver constituído DEMOCRATICAMENTE, e esse governo tem a obrigação de obervar e tomar os
    cuidados necessários para que nunca mais, os que estiveram impondo uma ditadura militar no passado recente do País, voltem ao poder pelas armas. E essa não é só um dever desse governo do PT/PMDB, mas também de qualquer governo que assumir o Poder pelo voto direto e democrático.

    Agora se a oposição que existe nesse País é incompetente, é ridiculamente frágil, e não consegue reverter a conjuntura política pelas vias democráticas, é problema desses. Ora, que sejam mais organizados, entendam que os brasileiros pensam diferente do que a 20 ou 30 anos atrás, que não vão aceitar retrocessos, e que outro golpe intentado pelos descontentes,
    será um mar de sangue, pois hoje, o "gado" lavou as marcas impostas por décadas pelas elites e generais. Os Dem e os Psdbosta da vida que tratem de mudar de estratégia, que sejam mais inteligentes e pensem no que podem fazer
    melhor que o PT, que tenham projetos, que tenham discurso e que vençam eleições, para então provar que são melhores.

    Até por que pra fazer merda, todos os partidos são bons, inclusive o que governa o Brasil atualmente.

    Mas chega desse papo de que "no tempo dos militares é que era bom", pelo amor de Deus, isso é mancha de sangue coagulado no passado do Brasil.

    Que os militares sejam respeitados pelo que são: Instrumentos a serviço do
    País, nada mais! Quer ser político? Se retire das Forças Aramadas!

    ResponderExcluir
  17. Só pra relembrar: qualquer golpinho militar, daquela época, ajudado pelos americanos, em plena guerra fria com a URSS e com um prego no Caribe, que é Cuba, aqui no Brasil, nego chama de "Revolução" ... seria cômico, se não tivesse sido trágico e nefasto.

    ResponderExcluir
  18. Cap.LENILTON: Vivi o período de 64 e paguei por isso, pois pretendíamos que o movimento não morresse de morte matada, como o foi, assim concordo a maioria dos pensamentos acima, entretanto sou obrigado a dizer que o senhor também é responsável pela presente situação nacional;o senhor e todos os demais brasileiros que por ingenuidade, talvez bonomia, talvez desconhecimento, não perceberam uma armadilha institucional que foi largada em nosso caminho.

    Esclareço, vivemos baixo a um sistema de governo dito 'república federal'o que é um contra senso, estelionato puro, pois esses dois sistemas de governo divergem não só na estrutura, mas também no funcionamento; são sistemas completamente diferentes e impossíveis de serem utilizados ao mesmo tempo numa nação, num país.

    Na república o poder máximo fica integralmente nas mãos do presidente -e nas mãos daqueles que o protegem- tal como aqui no Brasil; no Federalismo o poder fica integralmente nas mãos do povo, tal como ocorre na Suíça com o presidente sendo um pastor, um garantidor da instituição.

    A História mostra claramente que seja um militar ou um civil o presidente num sistema republicano, sempre a nação se dá mal, com corrupção, nepotismo e impunidade. Haja vista aqui no Brasil no período militar, que tivemos um Ibrahim Abi 'diamantes' Akel, um Delfim 30%, um Paulo Jersey e centenas de outros mais. E veja, o entorno militar dos presidentes militares era composto de homens do gabarito do cel. Jarbas Passarinho sabidamente honesto, correto e impóluto, da mesma forma que todos os outros militares e mesmo assim, a corrupção correu solta nos estados e municípios.

    O bicho pega nos detalhes, na pequena e média administração com os deputados, vereadores, governadores e prefeitos. E isso só tem um remédio, amargo, mas eficiente, a retirada do poder que esses canalhas contam, repassando-o para o povo, tal como ocorre na Suíça com o Federalismo.

    Oras, mas como pedir ao povo que aceite começar a governar e decidir sua própria vida, seu entorno? Um povo que está acostumado a deixar 'para as autoridades' as decisões, acostumado a esperar que as autoridades de plantão, presidente, governadores, prefeitos, deputados, vereadores, delegados e policiais decidam o que deve ser feito? Não é nada fácil tomarmos decisões, principalmente que nós brasileiros sempre esperamos que as "autoridades" façam o que deve ser feito.

    ResponderExcluir
  19. Parábens Capitão. Infelizmente estão faltando comandantes com capacidade reais para responde à altura todas estas calúnias proferidas contra as Forças armadas. Nossos atuais comandantes são uns covardes, só pensam em seus umbigos, e não estão nem aí para a nossa Pátria. Perderam o caráter a honra e os bons costumes. São condizentes com a atual situação de penúria e corrupção que assola nosso Brasil. À estas alturas, tenho certeza de que o sr já foi punido, punido por covardes e medrosos; covardes porque não são homens suficientes para reconhecer o quanto estão sendo condizentes com o que esta corja de vagabundo, assassinos, assaltantes, sequestradores e ex-guerrilheiros, e ex-exilados, tomaram de assalto o nosso Brasil. Mas estamos alertas, nós da reserva, estamos sempre prontos para o combate, sempre prontos para pôr para correr todaos estes vagabundos guerrilheiros desgraçados. Jamis deixaremos manchar a memória daqueles homens corajosos e honestos, que deram suas vidas pela nossa Pátria. Deram seu sangue aos assassinos guerrilheiros, que por um grande erro do nosso querido Figueiredo, foram anistiados e voltaram para assaltar o Brasil. Brasil acima de tudo! Guerra, sangue, Brasil!

    ResponderExcluir
  20. Lamentável que no Brasil, pais com o melhor clima, o melhor relevo, talves a maior hidrografia, temos a maior falta de patriotismo(amor ao proximo).
    Lamentável como mesmo nas instituições mais sérias do país a corrupção já chegou.
    Ao ler seu texto morre minha última esperança! O que faremos?

    ResponderExcluir
  21. Parabéns Lenilton,

    Pela iniciativa de ter criado esse blog.
    Aqueles que realmente amam a Pátria e a Verdade não devem se calar.

    Pensar que a história é formadas de ciclos, e que todo processo de mudança requer revisãoes e infelizmente sempre há vencidos e vencedores.
    As esquerdas pareciam terem sido vencidas em 1964.Ledo engano. Apenas mudaram o modus operandi. Foram mais inteligentes talvez, ou persistentes. Mas como bem disse Clauzewitz a guerra não está totalmente vencida se a vontade de guerrear tiver sido aniquilada.
    Somos vencedores e não perdedores, não vejo razão por calarmos.Talvez digam que não seja prudente, mas não podemos pagar pela omissão, fingir que estamos mortos!
    Quanta a sua punição, não tem cabimento, estamos apenas refletindo sobre fatos da história. Todo militar precisa exercitar o pensamento histórico.Afinal, não é isso que se exige para Cursarmos a ECEME(interrogação-meu pc não tem esse sinal, desculpe-me). Além do mais não vi ofensa a nenhuma pessoa. Soube bem empregar o bom português, que querem destruir também , com cartilhas analfabetizantes feitas por quem devia ensinar as nossas crianças.Quem sabe no futuro você receba também indenização felpuda como os "ditos" perseguidos pela ditadura militar, pois afinal no futuro como ficará conhecido nossos tempos(interrogação).

    PQDT!!!ERRAR NUNCA!!!!

    Alex Lima

    ResponderExcluir
  22. É verdade que a ESAO puniu o senhor por essa senhora dissertação??? Não consigo acreditar nisso!!!

    ResponderExcluir
  23. No Brasil, tudo se esquece, só o futebol ganha manchetes, (ex)quem se lembra da FEB e de seus heróis...

    ResponderExcluir
  24. Mano! Parabéns pela punição! Ela marca que parte do objetivo foi conquistado, demonstra que o recado chegou aos ouvidos de altas (e castradas)patentes!

    Como civil, não consigo mesmo entender como oficiais de alta patente ficam ineptos a atual situação do país, e me pergunto, não sentem vergonha de defender esse tipo de nação? conseguem dormir tranquilos sabendo que estão deixando esse lixo para seus filhos e netos? ou será que estão sendo pagos "por baixo do pano" pelos antigos "torturados" (hoje no poder) para permanecerem calados?
    Acredito que a população, tal como em 64, clama pela atuação do exército para a moralização da política, do país, nós vivemos numa bandalheira, uma total esculhambação, a política nesse país está muita além da vergonha e o povo, marcado, segue fiel ao matadouro....quieto...em silencio...

    Que orgulho de ti mano, que orgulho desse teu texto!

    PARABÉNS!!!

    ["No Brasil já teve guerrilha
    Com armas
    Com tudo
    Mas hoje só temos um bando de cego surdo burro e mudo
    Ninguém faz nada
    Nem os governantes nem a massa dominada
    O povo é ignorante e o governo é uma piada..."
    Esperanduquê - Gabriel O Pensador]

    ResponderExcluir
  25. militar não sabe governar, o rombo na previdencia iniciou no governo militar o outros roubos, tudo era censurado, militar não é gado, é cavalo usa canga so tem visão para frente não tem visão global, as informações são instantanea, grassas a internete, se o povo não sabe votar falta educação que os militares não derãm, não queremos os filhos da ditadura fora Dem,onio..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aprende a escrever seu comunista

      Excluir
    2. Tem sempre um infiltrado por aqui...

      Excluir
    3. EBMello, pela forma como o Sr. expressa sua opinião está claro que você não teve uma boa educação. Gostaria de saber a sua idade, porque com certeza não foi educado durante o regime militar. Ao Oficial do EB, Sr. Lenilton Morato, meus parabéns pela clara explanação do momento que estamos vivendo em nosso País. Deixo claro que não sou militar e não servi por excesso de contingência. Mas vivi os melhores momentos de minha vida, com segurança, educação e saúde durante o Regime Militar, entre 1º de Abril de 1964 e 15 de março de 1985. Infelizmente foram anos difíceis na economia mundial, mas mesmo assim grandes obras que hoje temos foram executadas naquele período, como a Ponte Rio Niteroi, as Usinas de Itaipú Binacional e Tucuruí, Angra I e II, Transamazônica, entre outras. Aqueles dias se foram e na minha opinião não vejo condições para o retorno de um regime militar, porque resultaria em uma guerra civil sangrenta, por termos uma esquerda já militarizada, com apoio de militares e para-militares de países vizinhos, e uma oposição fraca, marcada e castrada. Mas uma grande parte da Sociedade Brasileira, interessada e informada, indignada com os desmandos e corrupção que se instaurou após 1985, que com certeza ainda não se submeteu ao processo de castração e marcação, ainda mudará os destinos deste País.

      Excluir
  26. ja falava meu avo, existe dois partidos o que estão comendo e os que querem comer, militar censura, democracia abertura, informação derruba a ditadura, vamos derrubar a de ricardo teixeira este é um ditador milionário. viva a democracia,posso falar e opnar, o problema é alguem ouvir.na ditadura eu seria taxado de subversivo, comunista, preso e torturado, na democracia, ignorado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se governaram bem ou mal, é irrelevante. O que importou foi não permitir o comunismo instaurado no país. Vc citou duas possibilidades: ditadura e democracia. Esqueceu de imaginar como seria se vc resolvesse se expressar em prol da liberdade numa Cuba brasileira, iam sumir com vc. Raciocina!

      Excluir
  27. Texto anacrônico, impressiona apenas os desavisados. Mania de militar de procurar inimigos para as sua mazelas, antes os comunistas, depois...em fim..seus conceitos de esquerda e direita precisam ser revistos, tvz cursar uma boa universidade possa abrir mais a sua mente..AMAN não é universidade é apenas escola doutrinaria. Os processos de idiotização cultural começaram
    em 1964, com a interrupção do livre-pensar e engessamento
    das experimentações culturais e politicas. O regime de 64 deu enfase
    ao tecnicismo institucional, que mitigou o aprimoramento do exercício
    da produção do pensamento e elitizou o acesso a informação e a formação.
    Normal que as gerações autais, uma tendência brasileira, sejam mais conservadoras
    do que as anteriores, mesmo porque, uma geração formada para não pensar,
    apenas usufruir das benesses e avanços, mas que não tiveram que suportar pagar o preço,
    uma gerção acostumada a receber a informação mastigada, pronta, habituada
    a alguém que lhes diga o que é melhor.
    A vantagem da ditadura por exemplo, era que as fórmulas chegam prontas,
    sem debates, o que gera uma disponibilidade maior
    para a fruição de outras coisas, como lazer, tecnologias, viagens para Orlando, prozac,
    e futilidades consumistas.
    Não é à toa que nos deparamos com turbas de jovens entre 20 e 40 anos que se auto intitulam
    geeks, nerds, etc., a busca eterna de uma identidade de tribo, mas longe realmente do
    debate modificador do status quo.
    A formação de uma elite pior do que a pré 1964, pois a atual:
    "Tem alguém pensando por mim, então aproveito para curitir o instante."
    O Carpen Die distorcido.
    Tenho dito

    ResponderExcluir
  28. Caro André: Nota-se que, ou você não sabe ler ou não consegue entender o que está escrito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certinho glorioso ,igualzinho está acontecendo,que texto bem feito,parabens!

      Excluir
  29. Lenilton, parabéns pelo vosso coloquial, é assim mesmo, Partidários do interesse Público, um bando de apropriadores fazendo o jogo sob a tutela de um regime; ontem no regime militar torturadores da nação, hoje no regime civil no como torturadores economicos e amanhã, o que será? Como fica a democracia! Eu deria que este bando de Bois, sempre serão administrados por macacos, pois a essência é de animal irracional, portanto, ainda deverá demorar muito até que realmente se abra uma luz de entendimento. Gilson Soares

    ResponderExcluir
  30. André, talvez uma debate modificador seja você sentar e conversar com Lulla, Dilma, Palocci e caterva. Conheço seu discurso, velho, é vazio e não leva a prcdução de conhecimento por ausência de intelectualidade.

    ResponderExcluir
  31. Parabéns capitão,esta punição não irÁ tirar o brilho e a lucidez do seu discurso.
    Infelizmente o sr. mencionou uma grande verdade à respeito dos atuais generais e candidatos a estes postos.Eu,como civil,sempre acreditei na lucidez e no patriotismo das autoridades civis e militares,mas, com este quadro atual,estou perdendo as esperânças,e temo pelo futuro.
    Para ser um país respeitado, é preciso que se tenha instituições fortes e honestas,respaldadas na cultura do seu povo e na força das suas armas.Enganam-se aqueles que pensam que, um país de exército fraco comandado por lideranças corrompidas, seja um país livre,pelo contrário, estará a merce dos abutres.

    HUM GRANDE ABRAÇO CAPITÃO.

    ResponderExcluir
  32. Ilustre capitão e irmão, peço licença por assim chama-lo pois assim me sinto perante um soldado,independente de posto,graduação ou cor da farda.Parabens pelo texto quer concordemos ou não apos ler com a profundidade merecida a mensagem que fica e que a condição de militar não da o direito a ninguem de nos tratar como cidadão de segunda classe como se a Carta Constitucional que por pura inspiração divina o legislador denominou de a Carta Cidadã,não estendesse sua sombra de forma igualitaria sobre nos soldados do Brasil,nos deixando ao relento de nossas angustias pela falta de uma liderança quue esteja disposta a boa pratica da lealdade que e a mãe das virtudes Castrense e exerça o seu papel e saia em defesa Institucional das Forças Armadas com urgencia antes da sua total contaminação ideologica de qualquer matiz.O nosso papel constitucional esta bem definido,e o exemplo de liderança temos varios como o do glorioso Caxias que sublimou as benesses da corte para do alto de sua estatura moral mantivesse a unidade do Exercito. Que o Senhor dos Exercitos iluminem o seu caminho e torço que não precise lançar mão mais de artigos dessa envergadura ao vermos quem tem o dever de oficio e funcional assumindo a humildade dos sabios e despertando para a realidade que não se pode mais aceitar de forma passiva maculas sobre as Instituições Militares que representam o berço de nossa nacionalidade pelo precioso sangue vertido dos herois que em tempos preteritos nos legaram este continente chamado Brasil.
    atenciosamente
    Julio augusto de oliveira soares-TC Ref.

    ResponderExcluir
  33. PREZADO CAPITÃO, CONCORDO PARCIALMENTE COM SEU DEPOIMENTO, MAIS ACHO QUE ESTE PAÍS NÃO TEM MAIS JEITO, A MAZELA DA CORRUPÇÃO, DA DESONESTIDADE ESTÃO INSTALADAS EM TODOS OS ÓRGÃOS DO GOVERNO (CIVIL OU MILITAR), EM TODAS AS CAMADAS SOCIAIS. A COSTITUIÇÃO DE 1988, APROVADA POR AQUELES POLÍTICOS DO MOVIMENTO "DIRETAS JÀ" É A GRANDE RESPONSÁVEL PELA CERTEZA DA IMPUNIDADE NESTE PAÍS...ENTÃO, COMEÇOU TODO ESTE PROCESSO DE ROUBALHEIRA SEM A DEVIDA PUNIÇÃO. AOS MILITARES; OS GRADUADOS, QUE SÃO DISCIPLINADOS E SUBSERVIENTES, PASSAM FOME HOJE COM SEU MÍSERO SALÁRIO, OS OFICIAIS, OBEDECEM!!! POIS, PRESENCIAM AS TRÊS FORÇAS BRIGANDO ENTRE SI E VÊEM O SUCATEAMENTO E O QTO ESTÁ UTRAPASSADO SEUS EQUIPAMETOS. A MAIORIA DOS OF. GENERAIS(OS COMANDANTES), SÃO PIORES DO QUE ESTES PETISTAS,VIVEM SUGANDO OS COFRES PÚBLICOS COM SUAS MORDOMIAS E REGALIAS, NÃO SE PREOCUPAM COM A TROPA, NÃO SE PRONUNCIAM COM RELAÇÃO A TODA ESTA SITUAÇÃO QUE FOI COLOCADA, PQ SÓ PENSAM NUMA APSENTADORIA POUPUDA, ENTÃO; ESTÃO TOTALMENTE DESACREDITADOS, E AGORA JOSÉ!!!
    SOU MILITAR DA RESERVA, DECEPCIONADO COM OS ATUAIS COMANDANTES...GRANDE ABRAÇO!!!!

    ResponderExcluir
  34. Ten Machado - reserva18 de julho de 2011 19:54

    Capitão Lenilson, meus parabens, por sua coragem em defender seu ponto de vista. A nação do PT institucionalizou a corrupção. Desde Fernando Henrique estamos assistindo a sucatização das tres forças armadas. Precisamos de oficiais de coragem para denunciar o aparelhamento do estado na mão de sindicalistas "burros" que se tornaram parasitas da nação. Continue sua luta por que sei que ela vai crescer. Ten Machado - reserva.

    ResponderExcluir
  35. Não só o gado fardado senhor capitão, mas também os gatos fardados, esses os militares que lançaram Luiz Inácio Lulla da Silva na política e comando do sindicato dos metalúrgicos de SBCampo e assim a presidente da CUT, depois alçando corruptos em sequencia Sarney, Collor, Fernando Henrique e finalmente Lulla duas vezes. Os gatos militares, militares que foram e são coniventes com a corrupção e impunidade que vemos em nossa Nação. Que a propósito esses gatos que recentemente apoiaram a candidatura de José Serra à presidência e felizmente perderam a aposta.

    ResponderExcluir
  36. Cap Morato, tive o privégio de conhecê-lo em São Borja, no glorioso Rgt João Manoel e venho aqui prestar-lhe minha continência pela tenacidade, certidão e incômoda verdade de suas palavras. Antes tínhamos líderes, hoje até chefe está difícil encontrar.
    Saudoso abraço,
    Sgt Antonio

    ResponderExcluir
  37. Uma solução interessante para o país poderia ser a extinção das forças armadas. Afinal, somos um país pacífico.

    Para vigiar fronteiras, a gente contrataria uma empresa americana, tipo aquelas que vão lugar no Iraque.

    Certamente, seria mais barato e mais eficiente.

    ResponderExcluir
  38. Um dia fiquei frustrado pois não obtive reconhecimento por algo de bom que tinha feito. Então um colega me disse "para seguir em frente pois o melhor elogio era aquele que vinha de baixo". Na época não entendi o que isto significava, depois descobri que vale a pena correr atrás de nossos ideais e fazer o que deve ser feito a despeito do que vão pensar, pois o importante é ter atitude. Você será rechassado por seus superiores, mas pode ter certeza que milhões de patriotas entendem o que fez. Seus chefes militares perderam a ousadia pois adormeceu-lhes o patriotismo. O que eles fazem traduzem-se em ações mecanicistas forjadas em proveito próprio. Muitos pares e até superiores te entenderão, juntamente com a maioria esmagadora de subordinados, pois sentem na pele o reflexo da covardia de atuais chefes militares. Mesmo que você sofra retaliações, você deixou seu recado. Com isto irá formar opiniões e, talvez, despertar o patriotismo adormecido nos atuais chefes militares. O importante é que se eles resistirem e se deixarem levar por esmolas ao passarem para a intividade, outros surgirão e, como você, torço para que se posicionem com ombridade perante tamanha degradação do sentimento de amor a Pátria. Força e paz!

    ResponderExcluir
  39. Caríssimo Cap Morato, receba o meu cumprimento pelo artigo que escreveu, pelo seu sentido lúcido, verdadeiro e oportuno. Sou Oficial Superior da Reserva do Exército, e gostaria de ter um contato com o senhor via e-mail: como isso é possível? Pode me passar o seu e-mail? meu telefone é 32-84417316. Mande um torpedo com o seu e-mail. Peço-lhe que não se abata com a punição que dizem ter recebido. Eu lhe garanto que muitos dos seus companheiros fardados pensam como o senhor. Um abraço. Cícero Teixeira.

    ResponderExcluir
  40. A ignorância, em verdade é a ACULTURA DA SUPERFICIALIDADE, é obra dos sociopatolobistas, que são a antítese da ética.

    Do Grego ἠθικός - consiste em nos comportar exatamente como gostaríamos que agissem conosco:

    Atitude ecológica ou Ubuntu, palavra africana que significa "humanidade para todos" ou "o que eu sou deve-se ao que todos nós somos"*

    Os sociopatolobistas constituem menos de 1% da população. Desprovidos de emoções superiores, são incapazes de juízo de valor emocional. Frios e calculistas, seu objetivo é tirar proveito. Impiedosamente manipulam os demais provocando uma "acultura da superficialidade". Fomentam a sobrecarga de informações contraditórias, a fim de manter as pessoas ocupadas, e eliminar a possibilidade que de se conscientizarem e, muito menos, de mobilizarem-se.

    Misturam realidade com ficção, omitindo fatos essenciais, escondendo a verdade. Semeiam confusão e preconceitos, crenças falsas e valores distorcidos!

    Aliciam comportamentos como a idolatria da velocidade e seu corolário: A pseudo-reflexão, açodada e superficial, com base em informações incompletas, distorcidas e, não raro, falsas!

    Para inverter valores, idolatram falsas lideranças e uma vanguarda preconceituosa, turbinada por instintos primitivos, da insegurança à inveja, da cobiça ao egocentrismo; e colocam em posições de liderança os politicorruptos, fáceis de manobrar.

    Para terceirizar o pensamento, aviltam os sábios e exacerbam as sensações momentâneas e a inveja, numa apologia do aparentar-fingir. Induzem as pessoas ao comunismo insanamente exacerbado e antiecológico: Dá-lhe cartão de crédito, dá-lhe empréstimo pessoal, dá-lhe necessidades artificiais, dá-lhe exacerbação do ego... ("Um país de verdade se faz com reserva moral e financeira, ou seja poupança." Abraham Lincoln). Prova disto (art. 334 CPC) que 1/3 da população está insolvente, conforme estampa manchete: “quase 34% dos brasileiros não têm condições de pagar suas dívidas.” Há um óbvio déficit de atenção coletiva.

    Incentivam a hedonista busca de um prazer imediato, fácil e de baixo custo, sem qualquer investimento de esforço pessoal. Induzem as pessoas à insegurança e ao isolamento a fim de deixar indefesos e expostos aqueles que se conscientizam da farsa! Estimulam o egocentrismo e o sexismo: “a economia de consumo é embalada pelas bundas” (Arnaldo Jabor, “A paranoia está batendo”, O Estado de S.Paulo, 4.10.2011).

    As pessoas cultas e bem intencionadas são anuladas, sendo jogadas umas contra as outras pelos habilidosos sociopatolobistas que usam preconceitos, bullyng, difamação, assédio e uma rede de falsas crenças, como: "Felicidade é um direito" como demonstra o divertido Professor Cortella, da PUC-SP: http://video.google.com/videoplay?docid=666414306773119705#

    Enredados em uma teia de paradoxos, a maioria tolera, quase inerte, porque sua capacidade de (re)ação foi minada pelo decifit de atenção coletiva com crenças falsas que bloqueiam a ação: “A corrupção é um problema endêmico e antigo, está no DNA da política brasileira.” Como combater a corrupção, presente em todos partidos e ideologias? Uma pessoa decente não poderá concorrer a uma eleição sem se atrelar a um desses grupos!

    Reduzir o SER - de humano - a um mero escravo, na condição de ignóbil engrenagem do mecanismo destinado a enriquecer os que tem sede desmedida de riquezas muito além do que necessitam...

    ResponderExcluir
  41. Caro André..
    Você é um bunda rachada que não vê aquilo que está contecendo a menos de um palmo do nariz.. Aliás, me sinto inojado só de ler as primeiras linhas, dado a total discrepância e falta de entendimento naquilo que realmente aconteceu.. Talvez você seja mais um dessa corja de bandidos e malfeitores que mataram e assassinaram a mando de uma ideologia frágil e barata que o tempo estirpou do nosso convívio. Ou talvez faça parte da nova geração de PTralhas que querem a qualquer custo manter a seus empregos sem concurso (Cargos comissionados), mamando na teta da mãe Pátria e recheados de maracutáias tendo como Martir de uma causa perdida seu lula, dona Dilma, drº Palocci, seu José Dirceu, o sem veergonha do Genoíno e outros que hoje esbanjam dinheiro de corrupção.. O melhor prá você nesse momento é calar a boca e ficar quieto, pois falar de militar é fácil díficil é pagar a conta deles seja ontem, hoje ou amanhã..

    ResponderExcluir
  42. Morato, parabéns pela coragem e pela acertividade das suas palavras.
    Como outros disseram, o processo de aviltamento e enfraquecimento dos militares vem de longe. Acho até que, infelizmente, começou ainda no período de governo militar. Haja vista a "limpa" realizada pelo General Geisel quando demitiu o seu Chefe de Estado-Maior e outros afins.
    A partir dali as verdadeiras lideranças, necessárias por exprimir idéias diferentes e fazerem os Chefes repensarem procedimentos, deixaram paulatinamente de existir.
    Os governos posteriores, pela má índole, ampliaram o processo e acabaram de vez com qualquer possibilidade de oposição(dentro das regras). O que resta é apenas o confronto, mas este, dificilmente acontecerá.
    Enquanto estava na ativa eu já pensava isto, mas esperava, sempre, a conclusão dos cursos superiores a fim de verificar a possibilidade de externar democraticamente o meu pensamento. Mas isto não ocorreu.
    Parabéns a você, novamente, que viu como a coisa é ainda cedo. Nada do que for lhe oferecido pela frente em termos de cursos e etc, tem a capacidade de mudar o seu modo de pensar de hoje, que é o correto. Forte abraço, Rene Reis Fernandes, Coronel Aviador R1.

    ResponderExcluir
  43. Como bom brasileiro, esperei que os "generais" que foram aspirantes de 64 FALASSEM. Mas calaram e o gado engordou. Hoje os Infantes quando treinam, o fazem com "chumbinho" de um fuzil chamado "ar comprimido". Os velhos aliados de ontem são esquecidos pelos RP das OM´s.Que saudade do grande Mal Castelo Branco, do Gen Medice, do Gen Geisel, do Gen Figueiredo. Parabéns, Morato, queria te-lo como um GENERAL neste meu BRASIL, creio que pelo menos alguem teria coragem de falar. Parabéns, bravo guerreiro.

    ResponderExcluir
  44. Não tenho muito a falar, somente gostaria de transcrever um pensamento de um GENERAL:
    "Estaremos sempre solidários com aqueles que, na hora da agressão e da adversidade, cumpriram o duro dever de se opor a agitadores e terroristas de armas na mão, para que a Nação não fosse levada à anarquia".General Walter Pires de Carvalho e Albuquerque.
    M O N T A N H A !

    ResponderExcluir
  45. LENILTON foi pródigo em sua posição, como se tivesse vivido antes de 64.
    Aproveito este blog, para anexar material por mim elaborado .

    SUBORDINAÇÃO OU SUBMISSÃO


    “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto” (Ruy Barbosa).

    O Brasil não vai suportar essa distribuição de dinheiro a quem nada faz, e faz questão de nada fazer, para não perder as benesses; o Brasil onde se paga mais ao bandido preso, que ao assalariado; este Brasil não vai suportar ver tantos “mal feitos” nas barbas de quem tem e de quem não as possui, por razões óbvias, mas que detém o poder; este Brasil em que a classe B perdeu espaço para a C, D e E, que subiram sem esforço próprio, e sim por esmolas com finalidade eleitoreira. Se a classe B não tiver como crescer, o recolhimento de tributos cairá e com isso a caixa quebra, vide INSS, e não haverá dinheiro para manter as classes que cresceram, a fome acontecerá, e a Bastilha cairá.
    Como militar da reserva, independente do posto ou graduação, mas suficientemente culto, para saber a diferença entre subordinação e submissão, estou envergonhado da situação de nossos militares da ativa, onde a insatisfação poderá se transformar em insubordinação, com conseqüências imprevisíveis, mas justificáveis, pois o homem que jurou defender a Pátria com a própria vida está deixando de ter condições de defender a sua família, e não tem a quem apelar, pois os chefes, que deveriam ter esse papel esqueceram a diferença de subordinação e submissão.
    O legislativo e o judiciário já demonstraram sua submissão em várias oportunidades e, por mais que nos neguemos a acreditar, agora são as FFAA que como cordeiros formam filas em direção ao abatedouro.
    Militares sendo usados no policiamento ostensivo e perdendo o pouco de respeito que, ainda, tinham. Invasão de favelas: usem as FFAA; policiais militares ou civis em greve: usem as FFAA; policia federal em greve: usem as FFAA; invasão do Território Brasileiro: usem as ONGs ou o MST!





    Senhores Comandantes das FFAA, nossa descrença vem acontecendo a conta gotas, através das várias atitudes de “V. Excias.” que de há muito tempo, desde o governo anterior, são testados, desmoralizados, vilipendiados e não vemos qualquer atitude, a não ser a de curvar suas espinhas dorsais em homenagem aos antigos subversivos, que a todo instante recebem todo tipo de homenagens, como se estivessem pedindo desculpas por termos evitado que eles transformassem o Brasil em uma republiqueta socialista, sob a égide da antiga URSS.

    Tenham os senhores a certeza que a gota d’água foi o almoço de confraternização com a presidente, em que não faltaram sorrisos, quando deveriam estarem chorando de vergonha, por serem obrigados a submeterem-se a patética demonstração de felicidade, ou será que era verdadeira?
    Ruy Telles – Sub Ten Reformado - ruytelles@hotmail.com
    Bacharel em Ciências Sociais, Jornalista, radialista e escritor
    Diretor de Comunicação da Confamil

    COMENTÁRIOS

    Gen ,li e refleti muito antes de enviar minha opinião.Não creio que nada ali escrito falseia a verdade dos fatos.Cada um tem o seu estilo,o do Ruy Telles e este aí,mais direto e exaltado ,mas coberto de razão.Não sei se eu teria a inspiração de traduzir o que muita gente teria vontade de dizer ,mas não o faz por acomodação ou para não se comprometer.O Ruy fez , eu estou de acordo com ele .Parabenizo e faço coro com ele. Cantidio Dantas

    Prezado Ruy
    Estou certo de que as colocações são verdadeiras e contundentes assim como também sei que acharão meios para que fiques na mira de revides.
    É elogiável tua altivez e tomara que todos, militares e civis, possam num futuro bem próximo te agradecer e te engrandecer.
    Abraços
    Do amigo Antonow

    Se os chefes tivessem um décimo dessa coragem...
    Antonio Garcia (TONI)
    O Botafogo é mais que paixão, é obsessão!

    ResponderExcluir
  46. Concordo totalmente com o autor!
    Parabéns pela coragem de dizer a verdade!
    Estou escrevendo um livro sobre o comunismo no Brasil e no mundo, e mostrando que os heróis de 1964 foram mesmo os militares brasileiros!
    Luiz Roberto Mattos

    ResponderExcluir
  47. Caro Cap Lenilton
    Como Cavalariano de 1962, me orgulharia de ter o Cap Lenilton como comandado, filho, aluno, instruendo ou amigo.
    Naquela época, acreditei, instruí alunos do CMRJ sobre o MCI, treinei Cadetes em estágio no Andrade Neves, ajudei a combater a canalha comunista e hoje, sinto-me tolo, frustrado e fracassado.
    Esses pulhas que bem descreves, alguns foram meus cadetes, alunos, subalternos ou companheiros. De todos eles, me envergonho.
    Peço desculpas a ti e teus companheiros de luta, por ter falhado no forjar desses covardes acomodados.
    O teu escrito porém, reacende minhas esperanças: ainda existem combatentes honrados no EB.
    Brasil Acima De Tudo.
    Paulo Cunha - Cavalaria - 1962

    ResponderExcluir
  48. Fantástico!!!! Como esposa de militar, filha de outro e mãe de dois jovens militares, o único sentimento que posso ter a respeito do seu texto é de ORGULHO. Coragem é seu nome e vc tem todo o meu respeito.

    ResponderExcluir
  49. Caro companheiro de caserna. Apesar de não o conhecer pessoalmente arabenizo-o pela sua coragem e atitude.Sou do tempo da referida luta, piis comecei em Jul 64 como soldado raso na gloriosa FAB e nela permaneci por mais de trinta anos. Galguei todas as graduações e hoje na RR o que vejo? Só o sucateamento não só de materiais como de pesssoas nas FFAA, em que os chamados "contra guerrilheiros " que hoje se locupletam nos mais altos escalões desse nosso "DES" governo, como tb de dito cujos militares que enojam as nossas FFAA pertencerem e obdecerem a esse mesmo "DES" governo. Quanto a sua punição, receba-a com orgulho, elogio, etc, pois quando tb na ativa tive algumas punições visando a calar-me tb contra desmandos de alguns "chefes" e hoje posso orgulhar-me de que jamis em tempo algum tive a minha espinha dorsal dobrada por coisas mesquinhas aos quais algumas altas "OTORIDADES",SIM OTORIDADES,porque "AUTORIDADE" mesmo são muito poucas como voce, que realmente foi curto e grosso. Conte comigo e com muito mais (dezenas, centenas e milhares) decidadões de bem que está contigo nesta luta contra as mazelas do que ai estão e de que as nossa "Otoridades" atuais sejam previnidas e estejam apreensivs de que o que vem facíl termina em pouco tempo e ai sim é que eles vão ter que apreender o que é conviver e apreender que nada se ganha sem trabalho e dedicação ao que se propuseram.
    BRASIL Acima de Tudo e Ame ou Deixe-o
    CLAUDIO - SO RR da FAB da 2º de 64 em Cumbica-SP

    ResponderExcluir
  50. O qu8e me entristece além da subserviência é que Milico da Ativa não pode Pensar. Passa a fazer isso após ser Reformado ou ir para a Reserva Remunerada. Uma maneira de resolver esses ataques, é bem simples mas requer um pouco de culhão. Volta dos Ministérios Militares, onde esses Ministros passariam a sentar-se nas decisoes Ministeriais, entretanto mantem-se o posto de secretário dos assuntos da Defesa, que pode ou até deve ser um paisano Politico, desde que eleito em comite. Isso é tangivel e criva com o brasão das Armas o seio do poder, onde jamais deveria ter sido estirpado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas quem criará hoje algum ministério para as Forças Armadas ?? O governo todo aparelhado é que não criará ?? Qual a saída se é que ainda existe ?? Conscientização do povo e povo brasileiro fazendo a revolução que deveria ser feita pelos militares. Muitos de certo morrerão, mas é melhor morrer lutando pela pátria do que morrer aos pouquinhos acovardado na submissão.

      Excluir
  51. Prezado Capitão de Cavalaria, ler o seu trabalho traz a certeza que, num momento, quando as nossas vontades expressas em textos como o seu, se fizerem ação, muitos ficarão surpresos com as legiões que se formarão para combater essa corja que aí está, nos governos.
    Acredite, hoje na Reserva após gastar muitos coturnos na tropa, inclusive na Amazônia e agora lecionando em uma Universidade posso aquilatar o descontentamento do meio civil não contaminado e concluir que essa verdadeira multidão irá formar conosco quando convocados.
    Um forte abraço!
    JCarlos.

    ResponderExcluir
  52. Pena que homem como o Cap Lenilton, jamais cegará ao generalato. Pois não é pucha saco, lambe botas. O nosso exército (com letra minúscula), está um amontoado de covardes. Sou militar reformado e entrei no Exército (esse com letra maiúscula) em 1967. Sei muito bem o que é ser comandado por pessoas dígnias, não esses comedores de bolas de hoje em dia. Quando se falava nos Ministros Militares, havia respeito, hoje qualquer um manda ele ficar quieto e termina assim... e nós provavelmente também terminaremos na fila do SUS.

    ResponderExcluir
  53. Prezado Cap Lenilton Morato, ao ler tão objetivo e contundente texto, me sinto de alma lavada e até chega a reacender o orgulho que tive em envergar a pele "verde oliva", ao longo de tantos anos de Caserna. Foram muitas missões pelo Brasil a fora, levando a presença das FA aos mais longíncuos confins, confiante de que valia a pena tanto suor, tanto sacrifício, tanto risco, bem como toda a ausência do meio famíliar, que tive que suportar ( e também êles). Congratulo-me com esta punição. Ficará sempre vista e lembrada como uma "Cicatriz em Combate". Parabens. Oportunamente saberás de quem este se trata.

    ResponderExcluir
  54. Prezado cap, como pç de 1970, tendo corrido atrás de diversos desses PETRALHAS q hoje surrupiam os cofres públicos de nossa Pátria, tenho o prazer de parabeniza-lo pela postura e correção de seu texto.
    Brasil acima de tudo.

    ResponderExcluir
  55. Tudo estã assim hoje, por culpa exclusiva dos militares.

    Se tivessem feito um serviço bem feito,naquela época, nada disso estaria acontecendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Lenilton.
      Lendo sua indignaçao com o que ocorre em nosso pais, fico matutando, tiraram a educaçao moral e civica das escola, patriotismo ja nao se ve a nossa bandeira e tratada com o maior desrespeito o que o futuro nos espera. Pobre Brasil.
      Eu só queria levantar um veu aqui: Onde a esquerda esta guardando o seu dinheiro pois hoje os paraizos fiscais estao monitorados mundialmente por orgaos multilaterais de fiscalizaçoes bancos centrais, onu etc.
      So existe um lugar que nao tem fiscalizaçao, por nao ter venculo com o mundo financeiro em face dos embargos norte amaricanos resta CUBA, como porto seguro para a esquerda mundial guardar seu rico dinheirinho com toda segurança, como a suiça e sustentada por investidores de todo tipo a esquerda esta se valendo do expediente CUBANO.
      A Capacidade de corromper e grande hoje na america do sul e latina.
      Vejam quantos paizes de esquerda ou narco traficante estao se beneficiando desse expediente.
      ANONIMO

      Excluir
  56. Meu aplauso ao conterrâneo valente.Como ex-aluno do CMPA e do CN, sabedor da punição injusta por exposição da mais pura verdade, lembrei-me dos versos de Gonçalves Dias, na primeira estrofe do Poema Canção do Tamoio:
    Não chores, meu filho;
    Não chores, que a vida
    É luta renhida:
    Viver é lutar.
    A vida é combate,
    Que os fracos abate,
    Que os fortes, os bravos
    Só pode exaltar.

    Deus nos ajude!

    ResponderExcluir
  57. Parabenizo por esclarecer aos que nos chamam de mercenários, quando a tropa comenta (isso há muitos anos) que os salários estão baixos. Pelas benéces do posto, como: automóvel, motorista, taifeiros e PNR funcionais fica fácil dizer que o salário é compatível. Após irem para a reserva, eles vêm engordar o coro daqueles que ele puniu e os taxou de MERCENÁRIOS. O desrespeito aos militares é decorrente da postura dos nossos chefes mansos e castrados. Luiz Carlos CORREA - cap R/1

    ResponderExcluir
  58. chung jan 23 2112
    Conheci as instalações da AMAN,antes de 1964 e lembro,bem, de uma
    frase emblemática existente,no patio do Corpo de Cadetes, na parede frontal a formatura dos cadetes e bem visível:" CADETE IDES COMANDAR APRENDEI A OBEDECER ". Todos os cadetes entravam em forma várias vezes ao dia,portanto todos devem tê-la bem gravada em suas memórias.
    Entendo que a carreira militar é forjada na hierarquia e na disciplina.Assim todos devem obediência a seu superior imediato.
    Acredito que no regulamento disciplinar ( R4 ? ) exista uma tipificação do que o militar não pode expressar para não infringi-lo.
    Caro Cap será que não foi isso que aconteceu?

    ResponderExcluir
  59. LHPCARNEIRO.JAN 26,2012 19:27 PM

    CARO AMIGO LENILTON MORATO. ORGULHO DEVE TER SEUS PAIS QUE O CRIARAM COM UMA VISÃO SOBRE O QUE É CORRETO. SOU PRAÇA DE 1957(1ª)AINDA NO COLÉGIO MILITAR,COMO ALUNO, FILHO DE SOLDADO E 2ªPRAÇA EM 1959 QUANDO
    INGRESSEI NA EsSA. HOJE AOS 73 ANOS SOU TEN REFORMADO.
    CONTO PARA VOCÊ E TODOS QUE VENHAM A LER UM FATO VERÍDICO QUE ACONTECEU NO ANO DE 1974 NA AMAN. ESTAVA FAZENDO MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICO, QUANDO ENTROU O COMANDANTE DA GUARDA (ALUNO) QUE HAVIA ACABADO DE PASSAR O SERVIÇO, DIZENDO PARA SEUS COMPANHEIROS, QUE O GENERAL COMANDANTE QUANDO CHEGOU NA AMAN PAROU O CARRO GRITANDO EM ALTOS BRADOS:-"COMANDANTE DA GUARDA ENXOTA ESSES BURROS QUE ESTÃO PASTANDO AÍ NA FRENTE, PORQUE SE ELES ENTRAREM NA ACADEMIA, DAQUI A QUATRO ANOS VÃO SAIR ASPIRANTE". A PRINCÍPIO PARECERIA FALTA DA TATO DO GENERAL AO PROFERIR AQUELAS PALAVRAS,MAS COM O DECORRER DOS ANOS VEJO QUE A PROFECIA DO GENERAL SE TORNOU REALIDADE POR CULPA DE ALGUNS COMANDANTES DA GUARDA QUE DEIXARAM DE CUMPRIR UMA ORDEM.COLOCO-ME A SEU DISPOR PARA OUTROS FATOS MARCANTES.E-MAIL:lhpcarneiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  60. Sou 1º Tenente QAO R/1, oriundo da Arma de Infantaria, formado na EsSA em 1981, e gostaria, neste momento, de deixar escrito algumas poucas palavras neste espaço.

    Devo confessar a vocês que o meu objetivo era o de ter ficado um pouco mais de tempo no serviço ativo. Mas, infelizmente, tive que interromper a minha permanência porque qualquer um de nós, sem exceção, pode notar a apatia dos militares, o conformismo, a despolitização e o carreirismo como meta individual, imposto goela abaixo para que todos os cidadãos fardados sejam impedidos sequer de fazer o uso da palavra.

    A Força, infelizmente está atravessando uma fase de hibernação....

    Os militares hoje são escravos do conceito, e às vezes, chegam até mesmo a se esquecerem que estão ganhando mal.

    Vejam, por exemplo, as mobilizações dos policiais militares do Ceará e do Rio de Janeiro, ocorridas recentemente, que por meio de greves, passeatas e reivindicações permanentes, conseguiram sensibilizar as autoridades que se beneficiam no sistema político esquerdista e viciado naqueles Estados da federação.

    A vida segue adiante......

    - Grande abraço capitão !

    ResponderExcluir
  61. O que voce chama de Revolução Democrática eu chamo de Golpe de Estado. Afirmar que a revolução foi necessária é o mesmo que negar a existência de um governo legitimamente constituido (Jango) através do voto popular. Mentes fracas ligadas às Forças Armadas deixaram-se seduzir pelas vozes advindas de interesses do capital estrangeiro e do Governo Americano, que queria aqui um governo a ele alinhado. Pelos mesmos motivos (manter seus interesses no lucro fácil e na concentração de renda) o Capital privado nacional alinhou-se aos interesse do capital estrangeiro.Outros setores nacionais, notadamente a Igreja, embarcaram na onda então pregada por setores da ultradireita para desestabilizar a Nação, propiciando o Golpe, hoje arrependidos. Então, meu caro, se há vítimas nisso tuto é o povo brasileiro, que vem pagando os pecados cometidos por aventureiros que em nome próprio se colocam no poder em nome da democracia. Não sou contra as Forças Armadas, pelo contrário, se fosse por mim, o Brasil já teria em mãos os tão sonhados jatos modernos de combate, teria uma Marinha de Guerra moderna, com o dobro de equipamentos do que possui hoje, e um exército prá americano nenhum botar defeito. Acho até que nossa Amazônia deveria estar sob a tutela do Exército e não de ONGs que só querem nossas riquezas. Portanto, meu caro Morato, apesar de entender teu ponto de vista, pois acredito que voces também foram vítimas, criar um golpe de estado ou uma Revolução para destituir um governo legítimo, eleito pelo povo, não é o merlhor caminho para se chegar a uma democracia. Deveriam se preocupar mais é com os ladrões instalados nos Poderes da Nação, que estão espoliando nossos recursos e deixando na podridão nossas instituições, bem como a saúde, educação e outros setores sociais. Não se esqueça que todo poder emana do povo e em seu nome será exercido.
    Luiz Cerutti, advogado, Guaramirim, SC.
    Guaramirim, SC.

    ResponderExcluir
  62. Luiz Cerutti - Guaramirim
    Recomendo ao amigo acessar o blog abaixo para entender o que foi o contra golpe de 64.
    http://claudiomafra.com.br/eu-disse-muitas-vezese-ja-esta-acontecendo-portaria-que-vai-colocar-o-pt-nas-escolas-militares/

    ResponderExcluir
  63. Caro Cap.....já que foi punido poderia falar sobre a criação do CHAQAL...já não bastasse tirar o tempo de serviço, licença especial, 28%...agora querem tirar a promoção do do STen a QAO...e um absurdo....

    ResponderExcluir
  64. No século XX, ficamos livres n do massacre que os comunistas impingiram ao mundo. o totalitarismo comunista massacrou mais de 100 milhões de seres humanos... praticamente foi banido da Europa na última década do século, mas, encontra-se mais forte do que nunca na América do Sul, com terrorismo há 40 anos na Colômbia e sua nova estratégia Gramscista, de criar ONGs, sindicatos de fachada, divisões sociais, favorecendo seitas corruptas, divisões regionais e aparelhamento e privatização do Estado entre os grupos esquerdistas, manipulando, desvirtuando e desmoralizando as instituições brasileiras... o pouco de imprensa independente que resta, eles querem exterminar. Neste início de 2012, as esquerdas, via Tarso Genro, (governador do RS) criou em todo o território nacional, um grupo com teorias de guerrilha comunista, denominado "Levante Popular da Juventude", com ramificações em todo o Brasil e que tem afrontado militares da reserva, chegando a pichar a casa desses militares com expressões de ódio. Também criaram um grupo, 1º em São Paulo, chamado "Movimentação em Ambientes Virtuais", para acompanhar, registrar e intimidar qualquer pessoa que faça comentários contrários às esquerdas nas redes sociais da internet... estamos subjugados a um governo fascista que enriqueceu e que corrompe diariamente todos os partidos políticos ( mais de 30... e que não apara de aumentar... cada partido é uma quadrilha pronta pra tomar sua parte no butim.)... nas fronteiras o governo se alinhou ao belicista Chavez, Cristina, Morales, Correa, Lugo...
    se o povo brasileiro não reagir, será escravizado e aí sim vai saber e sentir na carne rasgada, o que é uma ditadura.

    ResponderExcluir
  65. Fico muito orgulhoso por ter te conhecido, Morato. Mistura de coragem e domínio das palavras muito difícil de se encontrar. Parabéns! Que Deus ilumine seu caminho. Genial.

    ResponderExcluir
  66. Muito Sábias palavras, parabéns pelo texto se tivéssemos mas Oficiais nas Forças Armadas com esse pensamento certamente estaríamos melhor em todos os sentidos, mas infelizmente do jeito que está indo a coisa acho que vamos logo afundar. Se realmente fostes punido pela verdades que disseste é nada mais nada menos que o atestado de mediocridade que vivemos nesse país, pois os certos estão começando a ter dúvida de sua atitudes e isso é terrível para uma nação como um todo.

    ResponderExcluir
  67. Meus Cumprimentos Capitão!
    O vosso sentimento de brasilidade reacende as esperança deste velho Oficial Reformado.

    ResponderExcluir
  68. Parabéns, pelo menos alguém se levanta nesse exercito sucateado em todos os seus aspectos, materiais e morais, O povo civil está com vc e com outros que assim pensam,não aguentamos mais tanta roubalheiras, fraudes e outras misérias a que nosso país está sendo submetido.

    ResponderExcluir
  69. Este Cap honra a farda e é macho. Parabens

    ResponderExcluir
  70. Vamos fazer o que a turma do PT fez - contra revolução. Pelo seu blog já vi que somos muitos e da turma dos esclarecidos e com $$$$. Vamos sabotar? Vamos agitar? Vamos botar nosso bloco para derrubar essa gentalha!
    Parabéns Capitão. Você já devia estar no Generalato "arrumando" esse país!

    ResponderExcluir
  71. Parabéns, Oficial, pela coragem, atributo que anda em falta entre nossas lideranças militares. Não se deixe abater pela punição, se é que ela realmente lhe foi imposta, mas não se engane: o jogo do poder é sujo, muito sujo, e os chefes militares da atualidade simplesmente não aprenderam a jogá-lo de forma inteligente como os chefes do passado. O resultado disso tudo no médio e longo prazo será o afastamento total dos militares da política nacional. Para quem não conhece História, desde os tempos do Império os militares vinham tendo papel proeminente no cenário político do país, mas parece que finalmente a sociedade civil (des)organizada conseguirá atingir a utopia da "República de bananas".

    ResponderExcluir
  72. De pleno acordo, meu Capitão! Espero que seu exemplo motive outros oficiais da Ativa a se manifestarem frente ao descalabro que vivemos. Receba minha solidariedade.

    Gustavo Rocha da Silva

    ResponderExcluir
  73. Cap Lenilton,
    Sua alusão a uma tradição gaúcha retrata o cenário atual nas nossas FFAA, notadamente na cúpula.
    Sua coragem em se expor ao arrepio do RDE, embora vc saiba q poderá trazer represálias, demonstra um diferencial forte de correr risco em se tratando de carreira e ainda mais nesta sua fase da vida- na ESAO !!
    Para mim, OFSUP RM1 da Brazilian Navy, é fácil escrever contudo ainda pode render-me dissabores...
    Enfim, vc é um cabra corajoso e isso ficará patente ao longo da sua caminhada no EB...e desejo q seja longa !
    Abs
    Matuza

    ResponderExcluir
  74. CAP LENILTON.
    APRENDI COM MEU PAI, QUE "A LIBERDADE NÃO SE CONQUISTA DE JOELHOS, MAS DE PÉ, COM A ESPADA NA MÃO".PARTICIPEI DOS EVENTOS DE 64, COMO ESTUDANTE E EM SEGUIDA COMO MILITAR. ME ENSINARAM A SER BRASILEIRO E LUTAR PELA PÁTRIA. PASSEI OS CONHECIMENTOS A MEUS FILHOS, HOJE PARAQUEDISTA. MAS O IMPORTANTE É QUE NÃO ENCONTRO EM MUITOS COMPANHEIROS, NÃO DE ONTEM, MAS OS DE HOJE, QUE VIVENCIAM TUDO COM MAIS RAPIDEZ, O EMBALO PATRIÓTICO OU DEMOCRÁTICO E MUITO MENOS O DE BRASILIDADE. HOJE, A QUE SE TER CUIDADO COM OS ATUAIS GUERREIRO, PORQUE MUITOS SÃO OS CONHECIDOS COMO "MELANCIA" - VERDE POR FORA, MAS VERMELHO POR DENTRO" - O GRUPO DOS "SOLDADOS DO SILENCIO" QUE OPERAVAM EM TODOS OS SETORES, HOJE, NÃO EXISTEM MAIS, OU ESTÃO TÃO DEFASADOS QUE MELHOR BAIXAREM A CABEÇA E PERMANECER COMO ESTÃO. DEI TUDO DE MIM EM FAVOR DA PÁTRIA, PARA NO FINAL, TER QUE CONVIVER COM O INIMIGO, QUE NÃO FOI ELIMINADO, PORQUE NÃO ÉRAMOS MATADORES DE NINGUÉM. MAS, SE TIVER QUE REFAZER A MESMA TRILHA, PODE CONTAR COMIGO. BRASIL ACIMA DE TUDO, VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE A LUTA...

    ResponderExcluir
  75. DISCORDO DE MARCOSVELA...ELE, COMO CONSTRUTOR DE EMBARCAÇÕES, VELEJANDO, NÃO VIVEU E NEM PASSOU O QUE OS MILTARES SOFRERAM..MUITOS ATENTADOS...SÓ EM GRUARARAPES FORAM 2...MATANDO MUITAS CRIANÇAS, IDOSOS...FORA OS ASSASSINATOS DE MAIS DE 299 PESSOAS QUE O FAMIGERADFA "OMISSÃO DA VERDADE" NEM SEQUER COMENTA...POR ISTO, CONTINUE A NAVEGAR EM MARES CALMOS ENQUANTO O POVO SOFRIDO VIVE EM TEMPESTADES AUTORITÁRIAS....

    ResponderExcluir
  76. CAP LENILTON MORATO,
    PARABÉNS PELO SEU DISCURSO SILENCIOSO, PORÉM, OUVIDO EM ALTO E BOM SOM PELOS ANÁLOGOS. SE FOI PUNIDO É PORQUE O EFEITO FOI BOM. ATINGIU O QUE QUERIA, MESMO NÃO SENDO MÁRTIR E, POR ISSO FOI ATINGIDO.É A MAESTRIA DA MÁSCARA QUE NÃO A TIRAM PARA QUE NÃO SE PERCAM A QUALIDADE DE VIDA TOTALMENTE FORA DOS PADRÕES DA CATEGORIA. QUANDO FORAM COLOCADOS BANDIDOS QUE FORAM ASSIM DENOMINADOS POR PORTAREM ARMAS EM DISTÚRBIOS E NA OBSCURIDADE DE PROPÓSITOS QUE A FAMÍLIA BRASILEIRA JAMAIS ACEITOU. UMA PEQUENA E INVÁLIDA CATEGORIA DE TERRORISTAS QUE À ÉPOCA DISSEMINOU O TERROR E A VIOLÊNCIA POR TODO O PAÍS E QUERIAM QUE OS MILITARES - QUE SÃO OS VERDADEIROS DEFENSORES DESTE GRANDE E QUERIDO BRASIL - FICASSEM DE BRAÇOS CRUZADOS ASSISTINDO A DERROCADA DA FAMÍLIA BRASILEIRA. EMBORA COM ALGUNS EXCESSOS DE AMBAS AS PARTES, SE NÃO FOSSEM OS MILITARES O PÁIS TERIA ENTRADO NUMA BESTIALIDADE CUBANO-SOVIÉTICA. ALIÁS, A SOCIEDADE TEM AINDA QUE TOMAR CUIDADO E FICARMOS DE OLHO, POIS COM UM GOVERNO DE BANDIDOS ANTIPATRIÓTICOS COMO TEM SIDO NOS ÚLTIMOS DOZE ANOS E TEREMOS MAIS QUATRO PELA FRENTE, MUITA COISA RUIM PARA AS FAMÍLIAS BRASILEIRAS ESTÁ POR VIR. O MUNDO AVANÇOU, MAS, A MENTE CURTA DESTES GOVERNANTES APROPRIADORES E APROVEITADORES NÃO. AINDA ACHAM QUE OS IDEAIS QUE PREGAVAM HÁ QUARENTA.. CINQUENTA ANOS.. TEM ESPAÇO HOJE. SE ENGANAM...
    ESTÁ SE FORMANDO UMA AURA NO DESGOVERNO BRASILEIRO DE QUE TEMOS QUE FUNDAR UMA PÁTRIA COM IDEAIS CUBANO BOLIVARIANOS. COMISSÃO DA VERDADE??? É UMA VERDADEIRA COMISSÃO DA MENTIRA, POIS NÃO COLOCARAM NENHUM DESTES BANDIDOS DO GOVERNO, COMEÇANDO PELA CÚPULA DA PIRÂMIDE NA CADEIA OU SOB CHEQUE... " O QUE ELES FIZERAM DE TÃO BONZINHO NAS DÉCADAS DE 60/70/70 E PARTE DA 90. OS COMISSÁRIOS ESTÃO CEGOS E MANIPULADOS POR BANDIDOS "MORES" INSTITUÍDOS.
    AMAMOS O BRASIL E QUEM FOR SEGUIDOR DO AMOR PELA PÁTRIA HAVEMOS DE FINCAR A NOSSA BANDEIRA QUE É VERDE-AMARELO-AZUL-BRANCO E NÃO MAIS DEIXAR QUE ESTES HIPÓCRITAS EM TODAS AS ALÇADAS DO GOVERNO MANIPULEM A HISTÓRIA COM H MAIÚSCULO QUE ESTÃO DEIXANDO APAGAR. NÓS A FIZEMOS E DEVEMOS MANTÊ-LA. SE TEM QUE HAVER PROTEÇÃO DA NAÇÃO, A HISTÓRIA FAZ PARTE DESTA PROTEÇÃO. VAMOS MANTÊ-LA. NÃO SE ESCONDER NOS PORÕES DE CASERNAS E BIRÔS GOVERNAMENTAIS É UM PAPEL PATRIÓTICO E HISTÓRICO DE QUEM FEZ A HISTÓRIA DESTE AMADO BRASIL.
    PARABÉNS CAPITÃO LENILTON MORATO.

    ResponderExcluir
  77. Parabéns Capitão Lenilton Morato.

    ResponderExcluir
  78. PARABENS CAPITAO! NAO ESQUENTA COM A PUNICAO... O MUNDO DÁ VOLTAS...

    ResponderExcluir
  79. Caro Capitão Morato: Parabéns. Tem gente sem farda que também enxerga isso. Saiu hoje um artigo meu (internet) "AFEMINAMENTO DAS FORÇAS ARMADAS?",dizendo o mesmo,com outras palavras.http://vindodospampas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  80. Saudações. tenho um humilde blog [http://www.perdidosnatrilha.blogspot.com.br/] , e nele com os devidos créditos e endereços eletrônicos, irei publicar o seu pensar, a sua opinião. Escrito em 2011 continua cada dia mais atual, reflete o meu pensamento já a muito tempo. Parabéns. Feliz será o dia em que eu puder conhece-lo pessoalmente. Sd. Silva - 14ª CSM Sorocaba-SP - Turma de 1977

    ResponderExcluir
  81. "Estes simplesmente ignoram o mundo a seu redor, acorvardam-se atrás de seus títulos e funções, limitando-se à rotina de batalhas fictícias contra um inimigo imaginário, enquanto o verdadeiro os governa e comanda." Eu faria essa adição ao seu texto.

    ResponderExcluir
  82. "Estes simplesmente ignoram o mundo a seu redor, acorvardam-se atrás de seus títulos e funções, limitando-se à rotina de batalhas fictícias contra um inimigo imaginário, enquanto o verdadeiro os governa e comanda." Eu faria essa adição ao seu texto.

    ResponderExcluir
  83. Caro Lenilton Morato, somente hoje li seu texto que eu achei perfeito e irretocável. Falo o seguinte se você tomou uma cadeia é por que você é um MILITAR. A cadeia disciplinar é uma prerrogativa apenas nossa.
    Hoje dia 19 de março, após a ressaca da Câmara dos Deputados, começa a cair a máscara da camarilha do PT. Suas forças estão se esvaindo junto com a falta de fundos. As torneiras se fecharam. O MST e a CUT sem dinheiro vão minguar e espernear. Sem dinheiro não há logística (banheiros químicos, quentinhas, ônibus fretados, etc) acabaram-se as mochilas de dinheiro, veremos que a ideologia deles é movida a dinheiro. Acabou o dinheiro, acaba a vontade de lutar.
    Mas, se mesmo assim, eles resolverem tumultuar e o nosso Exército for chamado, eu você e muitos outros, na ativa e na reserva estaremos prontos para fazer o que juramos de ESPADA EM PUNHO, e não nos esquecemos.
    Uma vez um sábio coronel de infantaria me disse: o Exército Brasileiro é uma instituição permanente e secular, sobrevive aos homens. Não o tome por eles.
    Saudações e continue firme nos seus ideais.
    Flavio Eugênio Polillo – Cel Inf R1 (TU 1987)

    ResponderExcluir
  84. CONCORDO COM O ILUSTRÍSSIMO CAP, NÃO SÓ NOS MILITARES, MAS GRANDE PARCELA DA SOCIEDADE , SÃO GADOS MARCADOS, '' E OO VIDA DE GADO, GADO MARCADO, POVO FELIZ....''ZE RAMALHO.

    ResponderExcluir
  85. Nobre servidor do Brasil
    Gado marcado, povo feliz.
    Parabéns é o que de resto lhe sobra e consola. A carreira que um dia você escolheu se acabou. No máximo é cumprir interstícios. Um dia ser coronel (de mangas lisas, é bem verdade) é seu máximo.
    Vão conseguir lhe amordaçar.
    Aconselho o insigne cidadão a estudar, fazer novo concurso e produzir junto com seu blog uma cidadania respeitosa.
    A caserna é maravilhosa. A disciplina é algo formidável. Mas, o RDE é muito hermético e obtuso (tem que ser, é linear)
    A aplicabilidade não deixa margem para um julgador. A "parte" tem que ser dada. Há que ser cumprida. Num dia desses nem se lembrarão mais de ti, por entre corredores administrativas ou alamedas da "liberdade" de grandes quartéis.
    Estude nobre amigo.
    Seja brasileiro pois a sua nacionalidade é ser um cidadão ético.
    Deus te abençoe afugentando suas amargas decepções. Seu couro vai engrossar e a marca será somente na sua alma, SE VOCÊ PERMITIR.
    Parabéns, como disse.
    Um abraço. Jayme Lielson

    ResponderExcluir